Que tal reutilizar vidros para fazer porta-retratos criativos e sustentáveis?


Em uma das minhas "viagens" pela internet visitei um blog de decoração que trazia a ideia de usar vidros como porta retratos. Sim, vidros comuns!!!! Destes que a gente descarta após consumir a azeitona, a papinha,  a conserva... Fiquei empolgadíssima e pensei: "Nossa, que "facinho"!!! É só pegar a fotinho, colocar no vidrinho e pronto! Fui logo juntando os vidros vazios que eu tinha, pedi outros pra vizinha, comecei a folhear meus álbuns em busca das melhores fotos e... bom, aí começou a complicar: as fotos não cabiam no vidro e se eu as recortasse estragaria. "Ah, fácil! É só medir o tamanho do vidro e imprimir a foto do tamanho certo". Tá, mas... mede como??? Até acertar estraguei muita impressão... Umas ficavam pequenas, outras ficavam grandes e dobravam dentro do vidro ...
Resumindo: fiz, refiz, estraguei, acertei... e agora vou te contar certinho como se faz e poupar seu sofrimento. (risos) E se você seguir direitinho as minhas dicas vai ver que é muito fácil de fazer, gasta-se quase nada e o resultado é lindoooooo!!!!
1 - Comece pela escolha dos vidros. Eu não gostei muito dos vidros grandes... Os menores e mais finos ficam mais delicados. E se você não tiver vidros em casa, uma boa dica é procurar uma associação ou cooperativa de reciclagem. Lá eles vendem vidros com um preço bem legal, coisa de centavos. (Se você mora em Joinville eu posso lhe passar o contato da associação que eu conheço)
2 - Com o auxílio de uma fita métrica, meça a circunferência do vidro. Este da foto é de azeitonas e mede 19,5 cm.
como medir a circunferencia do vidro
3 - Meça a altura do vidro. Nessa parte tem que ter um cuidadinho: meça apenas a parte reta do vidro. Aquela parte do começo, mais arredondada, você deixa fora. Senão a foto vai entortar e não fica legal. No caso do meu vidro, a parte que eu vou usar tem 11cm.
como medir altura do vidro
4 - Antes de imprimir, você tem que pensar no tamanho da sua foto, que vai depender do tamanho do vidro. (presta atenção agora porque esta parte é bem importante!) No vidro que usei de exemplo, a circunferência foi 19,5 cm. Então, eu tiro 1cm, e já sei que a minha foto tem que ter 18,5 cm de largura. E a altura é aquela que foi medida. No meu caso, 11cm. Ufa! Descobri que a minha foto tem que ter 18,5 cm de largura por 11 cm de altura.
5 - Agora sim vamos imprimir as fotinhos!!! (Adoro esta parte) Graças aos celulares e máquinas digitais, a maioria das nossas fotos já estão no computador. E se não estiver, é só escanear. Escolhidas as fotos, você tem que cortá-las no tamanho certo, naquelas medidas que você descobriu no item anterior. O que? Você não sabe como fazer isso? Calma. É muito fácil e dá pra fazer até no word. Eu achei um vídeo bem legal, que explica direitinho!  É só clicar aqui.
6 - Antes de imprimir oficialmente, imprima em casa, em papel comum. Assim você pode ver se o tamanho está certo, se vai ficar do jeito que você imaginou...
Depois de deixar as fotos do jeitinho que eu queria,  imprimi em papel foto, em uma gráfica expressa. Fiz 8 fotos e gastei R$ 6,00.Depois recortei, coloquei nos vidrinhos e fiquei curtindo. Sério mesmo! Fiquei ali olhando, tirando foto, pensando orgulhosa: fui eu que fiz!!!
Uma coisa bacana é que a foto fica ao redor do vidro todo! Não tem lado certo. E aí não tem problema se você, como eu,  tiver umas crianças lindas que adoram mexer nas suas coisas... Elas podem virar o vidrinho à vontade e tudo vai continuar perfeito!!!
criança admirando os vidros
Espero que tenham gostado, que queiram fazer esta experiência e que me contem tudinho depois.
Que o seu dia seja criativo e sustentável!
Até breve.
Que tal reutilizar vidros para fazer porta-retratos criativos e sustentáveis? Que tal reutilizar vidros para fazer porta-retratos criativos e sustentáveis? Reviewed by Pedro e Rose on 13:26:00 Rating: 5

Romário Bispo